Motivação para desenvolver

JB

Jean Bauer / October 02, 2020

5 min read

|

Não funcionava para minha saúde mental estar num ambiente como o twitter ou comunidades devs no Facebook. Decidi ficar afastado e assumir que talvez seja eu que não saiba usar a ferramenta. Me cerquei de pessoas boas em uma chance de fazer algo que eu goste.

O simples fato de ter tempo livre é um privilégio, usar esse tempo para produzir mais código é outro, escolher fazer algo para um coletivo ou grupo de pessoas que não fazem parte diretamente do seu dia-a-dia é um ato de doação.

São poucas profissões que podemos listar que doam seu tempo livre para propagar conhecimento.

Imagine o paralelo:#

Em uma cidade cheia de construções de prédios e casas, grupos de pedreiros se reunem após longas horas de uma jornada de trabalho para ver outro colega mostrar como um pedreiro norte-americano lançou moda ao encaixar tijolos de uma forma inovadora porém ainda não testada em prédios.

commits in 2020

Por que fazemos?#

Fazemos por diversos motivos: aprender a codificar, é engraçado (as vezes), devolver o que alguém já disponibilizou para nós em algum momento da jornada de aprendizado, ser notado por empresas, fazer contatos (e as vezes amigos), entre outros.

Quando comecei na faculdade lembro de querer melhorar meu conhecimento em Javascript e aprender MongoDB. Um colega se dispôs em um dia chuvoso a ir de moto até minha casa só para sentar ao meu lado e me ensinar, passo a passo, tudo o que eu tinha dificuldade. Aquele ato me motivou a continuar estudando e não desistir de aprender aquele assunto, mesmo após ler tutoriais e não entender.

Felizmente este não foi um acontecimento raro durante minha carreira, diversas vezes pessoas tiraram seu tempo para me ajudar a crescer.

2020, pandemia e motivação#

Eu fui uma daquelas pessoas que no início do ano falou "esse vai ser meu ano".

2020 será meu ano

Por ficar mais tempo em casa e já cansado de Netflix, CSGO e Comentários do G1, comecei a codificar alguns projetos:

ProjetoDescriçãoStatus
Mobbey.comApp para encontrar pessoas para jogar futebol.  Tá no ar.
Funworks.ioApp para medir o humor no seu time  Tá no ar.
AprendaReactUma plataforma de 1 curso para ensinar o básico de React.js em português  Tá no ar.
Esse "blog"Ser um repositório de ideias, reflexões e outros  Tá no ar.
Apresentador de slide para 2020Um passador de slide com analytics, interação com plateia etc.🚧   Desisti para focar em outros. E também já tem ferramentas bem avançadas nisso.
Tema para Hyper e VSCODEsó isso mesmo🚧  Desisti.
Arrumar site de amiga no WixW I X...Poderia ter desistido mas terminei.

Tirando os completos na lista, uma das minhas maiores conquistas foi ter dito não a outros convites de projetos.

Cansaço#

Como a maioria dos projetos acima usavam o Github como plataforma, eu pude visualizar a quantidade de esforço ao longo do tempo:

commits in 2020 Atenção: Eu acredito que um github verdinho não significa nada. Quantidade != Qualidade.

Em agosto comecei a sentir que já não sentia mais vontade de abrir o editor de código. Para projetos paralelos, como os acima, apenas parei de dar continuação. Mas o cansaço me seguia até o trabalho, onde eu já não tinha paciência de comentar qualquer pull request, era apenas "Parece bom pra mim" -> aprovado.

Onde não achei motivação#

  • Me comparar a outros devs
  • Me cobrar que eu:
    • comecei um projeto e não terminei
    • deveria dominar uma lib que lançou ontem
    • não fui produtivo por um período
    • não terminei o livro completo sendo que eu só precisava alguns capítulos
  • Me preocupar muito com o resultado e pouco com o processo
  • Participar / Ler tretas (inúteis) na comunidade dev
  • Abrir o twitter esperando os 5 segundos do npm start (3 do yarn) e ficar 15 minutos

Onde achei#

  • 🛑   Parar de codar por um bom tempo (tirando o trabalho, afinal... contas).
  • 🚴   Sair por ai andando de bike foi bom. (Não sei se ajudou ou se eu li muito texto dizendo que isso iria ajudar e me convenci)
  • 💻   Voltar a codar (no tempo livre) em projetos que eu realmente acreditava.
  • 💅   Design bonito. É incrível o poder que uma interface bonita tem em mim.
  • 📚   Ler o blog do Dan Avramov, especialmente este artigo (link)

Este texto ainda está em construção e talvez nunca seja finalizado, acontece.

Créditos infinitos

  • Palmer, por ter ido aquele dia, ensinado a mim e a tantos outros. Palmer ( ˊᵕˋ )♡
Twitter

·

Github